Notícias do setor
23/09/2020
Notícias do Setor

MG, PR e RS mostram interesse em privatizar ativos de geração de energia, diz governo

Empreendimentos de geração com outorgas a vencer nos próximos três anos e meio (42 meses) terão prazo de 90 dias para formalizar interesse em renovar a concessão sob os termos do decreto

MG, PR e RS mostram interesse em privatizar ativos de geração de energia, diz governo (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Os governos de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, que controlam as elétricas Cemig, Copel e CEEE, têm demonstrado interesse em privatizar ativos estaduais de geração para levantar recursos em meio a dificuldades financeiras, disse à Reuters nesta segunda-feira a secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Pereira.

As desestatizações devem ser viabilizadas por meio de decreto publicado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, que autoriza a União a garantir novos contratos de 30 anos para exploração das concessões de geração federais, estaduais ou municipais que passarem para controle privado e define termos e prazos para conclusão desses processos.

Baixa viabilidade de UHEs com 50 MW ou mais em construção

Apesar de o atual governo vir sinalizando com a intenção de recolocar em pauta a construção de usinas de médio porte, na Amazônia e em outras regiões – já foram citadas Tabajara (RO), Bem Querer (RR), Castanheira (MT) e Telêmaco Borba (PR)-, um levantamento feito pelo EnergiaHoje nos dados da Aneel mostra que atualmente existem apenas quatro UHEs de 50 MW ou mais na lista de empreendimentos de geração em fase de implantação, três delas sem previsão de entrada em operação e classificadas como de baixa viabilidade, incluindo a própria São Roque. Apenas a UHE Santa Branca, no rio Tibagi, Paraná, de 62 MW, está classificada como de média viabilidade, com previsão de operar a partir de maio de 2024. (Brasil Energia - 21.09.2020)

Artigo sobre regras regulatórias e usinas de Geração Distribuída

Em artigo publicado na Agência Canal Energia, Thiago Wscieklica, do Manucci Advogados, fala sobre as diferentes regras regulatórias a respeito do fracionamento de usinas de Geração Distribuída. Segundo o autor, “particionar uma grande usina solar em unidades menores pode apresentar riscos. Fracionar usinas para ficar abaixo de 5 MW e poder se qualificar como GD, por exemplo, é expressamente vedado pela Resolução Normativa ANEEL 482”. Ele conclui que “a regulação de GD é um tema complexo, com diferentes interesses em jogo conforme o perfil de cada projeto – não é de se espantar que o debate se tornou politizado. Toda regulação deve ser reavaliada periodicamente, buscando acompanhar a necessidade de sua existência e o desenvolvimento de seu mercado”. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 22.09.2020)

Artigo de Adriano Pires (CBIE) sobre o gás natural no cenário pós pandemia

Em artigo publicado pelo Jornal O Estado de São Paulo, Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro De Infraestrutura (CBIE), fala sobre os cenários para o gás natural no mundo pós pandemia. O autor questiona: “e o Brasil? Aqui, ainda que com atraso, estamos tentando transformar o gás natural num protagonista da nossa matriz energética. O momento é muito bom, há grande oferta no mercado internacional, podemos dobrar a produção nacional em dez anos e a Petrobrás está deixando de ser a empresa monopolista. Falta o País transmitir ao investidor estabilidade regulatória e segurança jurídica. E isso deveria começar com a chamada Lei do Gás, que foi recentemente aprovada na Câmara e, agora, está no Senado.” Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 22.09.2020)

Artigo de Gustavo de Marchi (Advogado) sobre a segurança jurídica da nova lei do gás

Em artigo publicado pela Folha de São Paulo, Gustavo de Marchi, Advogado, sócio da área de infraestrutura e regulação de energia de Décio Freire Advogados e presidente da Comissão de Energia do Conselho Federal da OAB, fala sobre a necessidade de correções nas imprecisões do texto da PL para atrair mais investimentos. O autor afirma: “é o caso do seu artigo 7º, que atribui ao órgão regulador federal, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a permissão para categorizar gasodutos de distribuição como gasodutos de transporte. Tal dispositivo como está concede amplo poder discricionário para a ANP classificar (ou reclassificar) gasodutos, fato que cria insegurança jurídica para investimentos em infraestrutura no setor de gás em geral.” Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 22.09.2020)

Copel construirá 25 mil km de novas redes no PR até 2025

O programa Paraná Trifásico, da Copel e do governo paranaense, vai instalar 25 mil km de novas redes de energia elétrica até o ano de 2025. Desse total, 1.245 km, cerca de 5% da meta, já foram implantados entre janeiro e setembro deste ano, com investimento de R$ 237 milhões. O orçamento total do programa é de R$ 2,1 bilhões e faz parte do maior pacote de investimentos da história da Copel Distribuição.O programa retira os postes antigos do meio das plantações e coloca postes novos nas estradas rurais, o que facilita o acesso dos técnicos, e disponibiliza cabos mais resistentes contra as intempéries. A previsão original é de 2,5 mil km implementados em 2020, mas possivelmente essa marca será superada nos próximos meses. Com o trifaseamento também haverá interligação entre as redes. O efeito será que redes que hoje estão próximas, mas não conversam, passarão a ser interligadas. (Brasil Energia - 21.09.2020)

Itaipu bate novo recorde de produção

A usina de Itaipu atingiu no último domingo, 20 de setembro, a marca de 55 milhões de MWh produzidos em 2020. A produtividade média – que mostra a relação entre a quantidade de energia gerada com o volume de água que passou pelas unidades geradoras, ou seja, a vazão turbinada – de 2020 chegou a 1,0888 MWmed/m³/s, ante o recorde anterior, de 1,0764 MWmed/m³/s em 2019. O indicador de produtividade nunca foi tão alto como em 2020. A produção parcial da usina em 2020 seria suficiente para atender ao consumo de energia elétrica de todo o mundo por 21 horas. (Agência CanalEnergia – 21.09.2020)

Níveis de reservatórios pelo Brasil

Os reservatórios brasileiros conectados ao SIN iniciaram a semana com reduções nos níveis em todas regiões, com o SE/CO variando 0,3% para 36,4% no último domingo (20) em relação ao sábado, informa o boletim do ONS. A ENA armazenável apresenta 63% e a armazenada 74.119 MW mês. As UHEs Furnas e Nova Ponte registram 41,35% e 35,34%. No Sul a vazão recuou 0,5% e registra 49,7%. A energia armazenada marca 9.881 MW e armazenável mostra 46% da MLT. As UHEs Passo Fundo e G.B Munhoz funcionam com 68,80% e 33,15%. O submercado Nordeste caiu 0,3%, indo para 69,8% de seu volume útil. A energia contida indica 36.028 MW mês e a ENA 68% da MLT. A hidrelétrica de Sobradinho trabalha a 70%. No Norte a capacidade de armazenamento diminuiu 0,6% e os reservatórios apresentam 56,2%. A ENA está em 77% da MLT e a armazenada admite 8.528 MW. A usina de Tucuruí produz energia com 60,79% de seu volume. (Agência CanalEnergia – 21.09.2020)

Noronha terá veículos elétricos carregados por energia solar

O arquipélago de Fernando de Noronha será primeira região do país a banir carros movidos a combustão e ainda oferecer postos de recarga de carros elétricos com luz solar. A Renault está envolvida no projeto que vai construir esses postos. O presidente da montadora no Brasil, Ricardo Gondo, diz que não pode, ainda, fornecer detalhes. Mas é difícil manter segredos sobre um tema que o fascina. No ano passado, a montadora firmou parceria com a administração de Fernando de Noronha, que adicionou seis elétricos na frota. Por meio de um decreto, a partir de 2022, a entrada de novos veículos na ilha será permitida apenas para modelos 100% elétricos. Até 2030 está prevista a retirada dos movidos a combustão que ainda estiverem circulando pela ilha. (Valor Econômico – 22.09.2020)

VEs ainda não são muito populares nos EUA

Os veículos elétricos ainda não são tão populares nos Estados Unidos, principalmente porque os incentivos do governo são menos generosos. Os carros movidos a bateria respondem por cerca de 2% das vendas de carros novos na América, enquanto na Europa a participação de mercado se aproxima de 5%. Incluindo os híbridos, a participação sobe para quase 9% na Europa, de acordo com Matthias Schmidt, analista independente em Berlim. (The New York Times – 20.09.2020)

Para baratear os VEs é necessário aumentar a densidade de energia das baterias

A montadora que atingir primeiro a paridade de preços entre um VE e um veículo ICE pode estar posicionada para dominar o segmento, o que pode depender de quem consegue espremer o máximo de energia por libra em uma bateria, o que é conhecido como densidade de energia. O objetivo da indústria de VEs tem sido empurrar o custo das baterias para menos de US $ 100 por kWh, a medida padrão de energia da bateria. Esse é o ponto, mais ou menos, em que adquirir um VE sairá tão barato quanto com gasolina. As baterias atuais custam cerca de US $ 150 a US $ 200 por kWh, dependendo da tecnologia. Isso significa que uma bateria custa cerca de US $ 20.000. Mas o preço caiu 80% desde 2008, de acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos. Todos os VEs usam baterias de íon de lítio, mas existem muitas variações dessa química básica e uma competição intensa para encontrar a combinação de materiais que armazena mais energia com o menor peso. (The New York Times – 20.09.2020)

Jogadores do Bayern de Munique recebem Audi e-tron e só podem ir ao treino com o elétrico

No centro de treinamento do Bayern de Munique o silêncio está garantido com a nova frota de Audi e-tron. Na tradicional entrega de carros aos jogadores no início da temporada, a dessa foi bem diferente. Ao invés dos barulhentos motores, a montadora entregou 19 modelos do SUV elétrico no que ela definiu de “colaboração estratégica em conceitos inovadores de marketing e eletrificação”. Patrocinadora do Bayern de Munique desde 2002, a Audi e o clube bávaro estenderam a parceria, que a principio terminava em 2025, até junho de 2029. Uma das condições é que os jogadores só podem aparecer no centro de treinamento com o carro da marca. Caso contrário, é cobrado uma multa de 50 mil euros, ou R$ 316 mil. Há dois motores elétricos no e-tron e a bateria de íons de lítio é de 95 kWh. No Brasil, o SUV parte dos R$ 511.990. (O Globo – 21.09.2020)

Airbus apresenta três conceitos de aviões movidos a hidrogênio para 2035

A Airbus apresentou, nesta segunda-feira (21), três conceitos de aviões movidos a hidrogênio, e espera colocar em serviço uma aeronave comercial de emissão zero em 2035, em meio à crescente pressão da opinião pública em favor de transportes não poluentes. O setor aeronáutico tenta avançar rapidamente rumo à "descarbonização" do transporte aéreo. "Esperamos desempenhar um papel de liderança na transição mais importante que nossa indústria verá", afirma em um comunicado Guillaume Faury, presidente executivo da Airbus, grupo que deseja "tornar-se líder na descarbonização da indústria aeronáutica". A fabricante europeia estuda três conceitos de aeronaves, todas movidas a hidrogênio e nomeadas "ZEROe" - "zero emissões". O motor de hidrogênio não emite poluentes, já que produz apenas vapor de água. (G1 – 21.09.2020)

Engie, ONS e CCEE se unem em P&D de melhoria para formação de preços

A CCEE e ONS estão cooperando tecnicamente com a Engie no projeto de P&D - “Propostas de metodologias para a formação de preços por oferta no Brasil”. A iniciativa está sendo desenvolvida no âmbito de P&D da Aneel, e tem como objetivo avançar na discussão sobre a viabilidade, aplicabilidade e os caminhos para a adoção de um modelo de despacho centralizado de energia elétrica utilizando a oferta de preços pelos agentes – considerando as particularidades do nosso país. Está prevista criação de uma plataforma computacional, que será disponibilizada para uso da sociedade. A etapa seguinte é promover um encontro online, entre os dias 6 e 8 de outubro, entre todos os agentes para que eles conheçam os detalhes da iniciativa e discutam o tema. O projeto será executado pela PSR Consultoria. (CCEE – 18.09.2020)

Comissão recebe trabalhos sobre modelagem de fontes variáveis

A Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP), formada por representantes do MME, Aneel, EPE, ONS e Cepel, recebe até 2/10 propostas metodológicas relacionadas à modelagem das fontes renováveis variáveis para as etapas de planejamento e operação do SIN e formação de preço. Os autores dos trabalhos selecionados serão convidados a apresentarem suas ideias em webinar agendado para 28/10. Os interessados devem enviar os resumos expandidos ou artigos que detalhem suas proposta para o e-mail gtmet.cpamp@ccee.org.br. A iniciativa propões debates sobre o aprimoramento da representação de fontes variáveis, em especial a incerteza na geração e seus efeitos nos modelos de despacho do sistema elétrico. (Brasil Energia - 21.09.2020)

Balança comercial brasileira tem superávit de US$ 1,5 bi na 3ª semana de setembro

A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 1,5 bilhão na terceira semana de setembro. O valor decorre de exportações de US$ 4,36 bilhões e importações de US$ 2,85 bilhões no período. Em setembro, por ora, o saldo comercial positivo acumula US$ 4,79 bilhões e, no ano, chega a US$ 41 bilhões. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do ME, a média diária de exportações acumulada nas três primeiras semanas de setembro caiu 1,3%, quando comparada com mesmo período de 2019, para US$ 953,5 milhões. A retração foi puxada pelo recuo de 14,3% nos embarques de produtos da indústria de transformação. Em contrapartida, as vendas da indústria extrativa ao exterior subiram 28%, seguidas pelas vendas de agropecuários (+8,4%). (Valor Econômico – 21.09.2020)

Depósito remunerado não entra no cálculo da dívida, diz BC

O BC confirmou oficialmente que não deve contabilizar na dívida bruta os depósitos remunerados voluntários (instrumento de controle da oferta de dinheiro no sistema bancário), caso o projeto em tramitação no Senado seja aprovado. “Qualquer depósito de instituições financeiras no BC é um passivo da autoridade monetária... No caso da Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG), o BC não faz parte do escopo da estatística, portanto os depósitos não são considerados”, diz. “Caso esse instrumento complementar de gerenciamento de liquidez seja instituído legalmente, os estoques e fluxos dos depósitos voluntários remunerados serão divulgados regularmente na página do BC na internet.” (Valor Econômico – 22.09.2020)

Expectativa de inflação sobe para 4,7% ao ano entre consumidores em setembro, aponta FGV

A expectativa de inflação dos consumidores brasileiros para os 12 meses seguintes subiu 0,4 ponto percentual, para 4,7% ao ano em setembro, informou a FGV, responsável pelo levantamento. “Após atingir o menor valor da série no mês anterior, a expectativa de inflação mediana dos consumidores voltou a subir em setembro em todas as faixas de renda. Apesar da estabilidade dos preços de alguns bens e serviços, o aumento persistente dos itens de alimentação no domicílio pode estar influenciando as expectativas principalmente nos consumidores de renda mais baixa. Para os próximos meses, é possível que a mediana se distancie cada vez mais do mínimo, considerando as constantes revisões nas projeções de mercado e a possibilidade dos preços dos alimentos seguirem pressionados”, afirma Renata de Mello Franco, economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da FGV, em comentário no relatório. (Valor Econômico – 22.09.2020)

Dólar ontem e hoje

O dólar comercial fechou o pregão do dia 21 sendo negociado a R$5,3989 com variação de -1,23% em relação ao início do dia. Hoje (22) começou sendo negociado a R$5,4261 - com variação de +0,50% em relação ao fechamento do dia útil anterior sendo negociado às 11h54 o valor de R$5,4260 variando -0,00% em relação ao início do dia. (Valor Econômico – 21.09.2020 e 22.09.2020)

Ibovespa segue exterior e encerra sessão com ganhos leves

O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira, 22, após trocar de sinal algumas vezes, encontrando respaldo na melhora de bolsas no exterior. O principal índice da Bolsa brasileira encerrou com ganhos de 0,31%, a 97.293 pontos. Os ganhos foram limitados pela ausência de fundamentos positivos relevantes e pelo cenário global ainda vulnerável.

Em Wall Street, as ações também encerraram em alta após quedas drásticas observadas ontem que empurraram o S&P 500 para o quarto dia consecutivo de perdas, a maior sequência negativa para o índice desde o final de fevereiro. O S&P 500 fechou com ganhos de 1,05%, o Dow Jones Industrial Average (DJIA) valorizou 0,52% e o Nasdaq subiu 1,71%. Em relação ao pico dos preços de setembro, os três índices acumulam quedas próximas dos 5%.

Os principais índices europeus também fecharam suas sessões em alta, recuperando parcialmente a liquidação desencadeada por temores de novos lockdowns à medida em que os casos de Covid-19 aumentam em todo o continente.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,24%, a 1.388 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,2%, a 358 pontos, após registrar queda de 3,2% na segunda-feira.

O FTSE 100, do Reino Unido, saltou 0,4%, beneficiando-se de uma libra mais fraca depois do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pedir a população que trabalhe de casa, se possível, e ordenar o fechamento mais cedo de bares e restaurantes a fim de conter a segunda onda de infecções que se espalhou rapidamente pela região.

Em Londres, o índice Financial Times avançou 0,43%, a 5.829 pontos. Em Frankfurt, o DAX subiu 0,41%, a 12.594 pontos. Já o CAC-40, de Paris perdeu 0,40%, a 4.772 pontos. Em Milão, o FTSE/MIB teve valorização de 0,54%, a 18.895 pontos e, em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,65%, a 6.648 pontos. O PSI20, de Lisboa, desvalorizou-se 0,87%, a 4.121 pontos (Forbes com Reuters, 22/9/20)

 

Dólar fecha em alta de mais de 1% e renova máxima em três semanas 

O dólar emendou a terceira alta consecutiva hoje (22), quando mais uma vez flertou com a resistência de R$ 5,50, com o mercado abalado por alertas sobre riscos à economia dos Estados Unidos em meio a persistentes efeitos da pandemia.

A ausência de notícias melhores no plano doméstico abriu caminho para o dólar seguir o exterior e fechar em alta de mais de 1%. No mercado à vista, a cotação avançou 1,26%, a R$ 5,4682 na venda, nova máxima desde 31 de agosto (R$ 5,4807).

O fortalecimento do dólar ocorreu na parte da tarde, quando, por volta de 14h, a divisa bateu a máxima da sessão (de R4 5,4975, alta de 1,81%). Na mínima, atingida ainda pela manhã, caiu a R$ 5,3839 (-0,30%).

A tomada de fôlego do ativo coincidiu com o início da fala do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, em audiência em comitê da Câmara dos Deputados dos EUA. Powell voltou a adotar um tom geral mais sombrio sobre as perspectivas econômicas e disse que “o caminho à frente continua sendo altamente incerto” e mais uma vez citou a importância de aprovação de novo estímulo fiscal.

Também nesta terça, o presidente do Federal Reserve de Chicago, Charles Evans, disse que a economia dos EUA corre risco de enfrentar uma recuperação mais longa e lenta, se não outra recessão total, caso o Congresso não aprove um pacote fiscal, citando ainda chances de alta de juros mesmo que a inflação não alcance 2%.

E o presidente do Federal Reserve de Richmond, Tom Barkin, afirmou que mercado de trabalho pode não se recuperar totalmente até que haja uma vacina ou outro tratamento que ajude os norte-americanos a se sentir seguros.

O dólar saltava 0,4% ante uma cesta de moedas, indo às máximas em quase dois meses. Moedas emergentes lideravam as perdas globais ante o dólar, com destaque negativo para peso mexicano (-1,5%), peso colombiano (-1%) e real (-1,25%), todas da América Latina –região do mundo mais atingida pela pandemia de Covid-19.

Fernando Bergallo, CEO da FB Capital, afirmou ainda que o discurso do presidente norte-americano, Donald Trump, na Assembleia Geral da ONU –com tom ainda beligerante em relação à China– acabou elevando o desconforto do mercado, uma vez que mostra que a relação entre as duas maiores potências do mundo segue instável. “E aqui seguimos sem notícias boas, ainda com a sombra da possibilidade de furo do teto de gastos. Mesmo sem atualização negativa (no noticiário), o mix todo de sinais ainda é ruim”, afirmou.

Em entrevista à Reuters, o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, disse que o Brasil não conta com espaço para errar na gestão das contas públicas no pós-pandemia. A declaração vem em meio a dias de intensa pressão no mercado de renda fixa por apreensão sobre a trajetória da dívida e, defendem alguns, também o patamar da Selic.

Na ata da última reunião de política monetária do Banco Central, divulgada mais cedo, o Copom indicou que as condições para sua sinalização de que a taxa Selic não deve subir seguem de pé. Na semana passada, o colegiado manteve o juro básico na mínima recorde de 2% ao ano (Forbes com Reuters, 22/9/20)

Localização
Av. Ipiranga, nº 7931 – 2º andar, Prédio da AFCEEE (entrada para o estacionamento pela rua lateral) - Porto Alegre / RS
(51) 3012-4169 aeceee@aeceee.org.br